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MP implanta na próxima segunda-feira plataforma de gestão de processos SEI!
O MP implanta na próxima segunda-feira, dia 21, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) que vai permitir a tramitação eletrônica de processos administrativos, agilizando o trâmite de documentos, reduzindo o uso do papel e a assegurando maior transparência e acesso à informação. Inicialmente serão implementados no SEI! processos relacionados à carreira dos servidores como averbação de tempo de serviço, aviso de férias, reprogramação de férias, atestado médico e de comparecimento, e licença prêmio. Para os membros, o processo continuará tramitando no Sistema de Gestão e Acompanhamento da Carreira Ministerial (Siga). “O MP está atento às práticas inovadoras no cenário nacional que possam agregar boas práticas à atuação institucional”, afirmou a procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado.
O SEI! inclui módulos e funcionalidades que aumentam a eficiência administrativa ao permitir a gestão de processos e documentos em um mesmo ambiente virtual. Já está disponível no endereço eletrônico https://portalsei.mpba.mp.br/ vídeos, informativos, materiais de apoio, perguntas frequentes e outras informações sobre o sistema. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a ferramenta traz vantagens para a organização como o fato de poder ser acessado remotamente por diversos tipos de equipamentos como microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones; representa economia nos contratos de compra de papel, material de escritório, serviço de postagem e redução de custos em logística; permite maior produtividade e segurança nos trâmites administrativos; tramitação em múltiplas unidades, já que diversos setores podem manusear simultaneamente o mesmo documento, o que colabora para reduzir o tempo de realização das atividades; e possui funcionalidades específicas como controle de prazos, ouvidoria, estatísticas da unidade, modelos de documentos e textos padrão, dentre outros.
Entre as diversas funcionalidades do sistema estão produção de documentos dentro do ambiente do próprio sistema; controle de nível de acesso, gerenciamento e o trâmite de processos e documentos restritos e sigilosos; criação de modelos de documentos; einspeção administrativa, com fornecimento de estatísticas da unidade tais como tempo de trâmite do processo, quantidade e tipos de documentos gerados, dentre outros.
Treinamento
Todos os membros e servidores do MP devem se inscrever no curso ‘Sistema Eletrônico de Informações – SEI! Usar’, na modalidade a distância, que já está disponível portal Único de Escolas de Governo. As inscrições podem ser feitas por meio do endereço eletrônico https://www.escolavirtual.gov.br/curso/74. O curso poderá ser iniciado imediatamente após as inscrições.
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