Você está aqui
MP participa de roda de conversa em homenagem a escritor João Ubaldo Ribeiro
A promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac) Eduvirges Ribeiro Tavares participou ontem, dia 25, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, em Itaparica, da ‘Roda de Conversa Literária’ em homenagem ao escritor João Ubaldo Ribeiro.
O evento ocorreu em comemoração ao aniversário do escritor, que foi no dia 23. Durante o encontro, a promotora de Justiça presenteou a biblioteca (que integra a Fundação Estadual Pedro Calmon) com materiais gráficos educativos voltados a preservação patrimonial de Itaparica. Os exemplares foram entregues a diretora da biblioteca.
Os materiais serão utilizadas nos currículos escolares das escolas municipais a partir de 2023. E são fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o MP baiano, Ministério Público Federal (MPF), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) e o Município de Itaparica.
Na ocasião, a coordenadora do Nudephac colocou a estrutura do núcleo a disposição para colaborar com a preservação das obras de João Ubaldo, e enfatizou o valor do escritor baiano para a cultura: “É importante enaltecer a figura do escritor João Ubaldo Ribeiro, itaparicano, com relevância nacional e internacional. Autor sempre declarou o amor por Itaparica, suas belezas naturais e patrimônio cultural em suas criações.”
Além da promotora, estiveram presente as escritoras Randra Kevelyn e Mabel Freitas, e Toinho Sabacu e Xepa, personagens frequentes nas crônicas de João.
*sob supervisão Milena Miranda DRT-BA 2510
Cecom/MP - Telefones: (71) 3103-0446 / 0449 / 0448 / 0499 / 6502